Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Trabalhos de todas matérias do 9° ano

Apresentação sobre o cangaço e as revoltas populares.


   Antigamente os coronéis e os grandes fazendeiros aproveitavam de seus poderes,castigando e tomando o direito dos pobres.A maioria da população era moradores rurais que representavam 64%
   Os cangaceiros faziam justiça e roubavam pertences dos poderosos e dava uma boa parte aos pobres que tinham sidos esquecidos pelas oligarquias.
   Alguns cidadões seguiam os conselhos dados pelo famoso  Padre Cícero que tinha fama de"Santo milagreiro".O povoado se tornou município tendo Padim Ciço como 1° prefeito.
   Mas nem, pelos prejuízos que tomaram,os poderosos não pararam de fazer injustiça,causando várias revoltas populares,pois não tinham o direito de reclamar.
   A mais conhecida revolta,foi a de  Canudos ocorrida entre 1896 e 1894 em Canudos no interior da Bahia.Antônio Conselheiro fora seu líder,um homem de estilo profético,que nos dava motivos de vivermos mais unidos e solidários,e fazendo justiça.Com isso o movimento de Antônio diminuiu os "currais eleitorais", indignando os fazendeiros, acusando-os de rebeldes e monarquistas,sendo destruída pela 5° expedição militar.
   Outra revolta foi a Guerra do Contestado ocorrida de 1912 á 1914,entre Santa Catarina e Paraná. Muitos moradores rurais foram expulsos de seus lares,para dar espaço pra fazer uma ferrovia(S.P-R.S),se refugiando em José Maria que dizia ser escolhido por Deus para fazer uma monarquia celeste na Terra.
   As polícias começaram á segui-los e tevem que sair de Taquaraçu para se mudarem á Campos de Irani, no município paranaense de Palmas.Mas mesmo assim foram mortos pelos civis,entre eles José Maria.Os fiéis seguiam até aos videntes que diziam receber instruções dados pelo falecido José Maria.Novamente as polícias o encontraram,exterminando de uma vez por todas os crentes.
   Algo semelhante teve nessas revoltas:a pregação do messianismo que diziam que Messias o Salvador iria voltar ,acabando com a injustiça e a miséria.
    Não podemos esquecer dos médicos Oswaldo Cruz,o prefeito Pereira Passos e o líder da revolta da chibata,conhecido como "almirante negro"

P.S:Vocês podem acrescentar sobre a revolta da vacina e da chibata.Fica pelos seus critérios.

JORNAL SOBRE A 1° GUERRA MUNDIAL                  

(Os personagens são:Filipe=um jornalista;Eliana=uma entrevistadora;Nicolau=o imperador da Rússia; Isabela =a outra jornalista;Samuel=outro entrevistador;Wodroow=Presidente dos E.U.A;Cosme=entrevistador;Damião=tenente da Inglaterra)

Bom dia-diz os jornalistas
(Filipe)Atualmente a guerra está se estendendo muito rápido.Hoje iremos entrevistar o Czar da Rússia.Eliana.

(Eliana)Bom dia Filipe,estou diretamente da Rússia falando com o czar Nicolau 2°.Bom dia sr. Nicolau.Qual foi o principal motivo que fez com que a Rússia saísse da 1° guerra mundial?
(Nicolau)Tivemos que sair por revoltas internas que se agravaram neste ano,em 1917.
(Eliana)Obrigada.Isabela.
(Isabela)Os E.U.A entrou na guerra  por causas pessoais a seu governo e se aliaram a tríplice entente.
(Samuel)Bom dia Isabela,bom dia Filipe,estou nos E.U.A,com o então presidente Woodrow Wilson.Bom dia sr. Wilson.Quais foram as principais causas que trouxeram definitivamente os E.U.A á guerra?
(Wodroow)Com a saída da Rússia no combate,meu governo se sentiu ameaçado,pois eu beneficio a tríplice entente.E assim tive que entrar diretamente na guerra para garantir a vossa vitória.
(Samuel)Sr. Wilson as mudanças foram radicais?Nos explique.
(Wodroow)Sim,a morte e a semi-morte é o caso mais horripilante,pois os números de mortos aumentou muito mais.Nossas indústrias,comércios e lojas foram fechadas para focarmos somente na guerra.A entrada da mulher no mercado de trabalho é a única coisa boa nesta grande tragédia.
(Samuel)Muito obrigado.De volta ao estúdio.
(Filipe)No meio do combate,foram vistas novas armas sendo utilizadas ferozmente.
(Cosme)Olá,estamos com um soldado que acaba de sair do meio desta grande guerra.Bom dia tenente Damião,tivemos notícias que houve flagras de armas usadas pela primeira vez no combate.Isso foi verdade?Nos explique.
(Damião)Sim,isso foi verdade.Armas como lança-fogo,gás venenoso,metralhadoras e fuzis mais potente e muitos outros.
(Cosme)Foi o senhor mesma que as viu?
(Damião)Sim,claro.Elas chamam a atenção de todos,impossível não olhar a sua potência.
(Cosme)Muito obrigado.É com você Isabela.
(Isabela)Fica por aqui o jornal mundial,mais informações em nosso site.Tchau.
(Filipe)Tenham um ótimo bom dia.

P.S=Vocês também pode falar sobre as modificações politicamente(Apresentando em cartaz,fica melhor) principalmente na Europa o continente que mais sofreu modificações.

P.S2=Se sobrar gente no seu grupo,coloque-os para ser o câmera e aquele que segura o microfone.


                         JORNAL RURAL (falando sobre os órfãos da colheita)

Personagens=(Fábio e Júlia=apresentadores;Carlos,Carol e Miguel=repórteres;Jorge, Pedro, Miguel, Marcos e Ana=entrevistados)

Apresentadores=Bom dia,está começando agora o jornal rural.
(Júlia)Eles andam apertados em caminhões,conduzidos por motoristas,que muita das vezes,não possuem nem carteira de habilitação.São menores de 10 anos e, ás vezes trabalham mais que os adultos.Eles são os órfãos da colheita.
(Fábio)Eles são chamados assim pelos demais boias-frias.Trabalham sem seguro nem direitos trabalhistas.Teremos mais informações com o nosso repórter.Carlos é com você.
(Carlos)Bom dia Fábio,bom dia Júlia.Estou no município de Querência do Norte,no Paraná,com o dono desta fazenda.Sr.Jorge,quais são os principais fatores que trazem crianças para trabalhar em sua fazenda?
(Jorge)A fome e o desemprego são alguns.O desabrigo também ajuda bastante,pois sem responsáveis não têm onde ir e vem pra cá e eu acabo os acolhendo.
(Carlos)Obrigado sr. Jorge.De volta ao estúdio.
(Júlia)Em vários lugares ocorre esta ação dolorosa.Num estado vizinho achamos um bom exemplo desta rotina.Isso veremos com Carol.
(Carol)Bom dia Júlia,estamos diretamente de Mato Grosso do Sul com um "gato",como são chamados os encarregados de providenciar os trabalhadores.Por que geralmente as crianças crescem aqui?
(Pedro)Temos que trazer as crianças por que as mães não tem creches para colocá-los,aí eles são obrigados a nascer nas plantações.Esse menino ao meu lado é um bom exemplo de esperança em sonhos.Conte a eles Daniel.
(Daniel)Oi,meu sonho é poder ter novamente uma bicicleta,que eu tive que vender a que eu tinha para comprar a passagem para mim vir pra cá.
(Carol)Obrigada,é com você Fábio.
(Fábio)A insegurança é um problema que causa acidentes que podem chegar até mesmo serem graves.Miguel!
(Miguel)Olá,estamos em um lugar onde pode se ver crianças colhendo algodão.Aqui está um menino com sua mãe.Bom dia,qual foi o motivo de você ter se machucado?
(Marcos)Bom dia,eu estava colhendo algodão com minha mãe e ao entrar debaixo dum pé de algodão eu escorreguei e bati meu braço(pode ser em qualquer lugar.É bom colocar até uma faixa pra fingir estar quebrado mesmo.) em uma pedra.
(Miguel)Mesmo com o braço quebrado seu filho ainda trabalha?
(Ana)Sim,temos que trabalhar para sobreviver.Meu filho é meu grande protetor,mesmo machucado chega a colher 30 quilos de algodão por dia.
(Miguel)A vida de Miguel se difere das outras crianças?
(Ana)Não,nunca fomos á escola,e damos duro para ganhar o nosso pão de cada dia.
(Miguel)Obrigado,é com vocês aí no estúdio.
(Júlia)Fica por aqui mais uma reportagem.Nos veremos depois da novela...(Vocês inventam)Tchau!
(Fábio)Até a próxima.Tchau.


Fábula em forma de poema sobre o Leão e o Rato

Um dia  um pobre ratinho 
se viu aterrorizado
entre as patas dum leão
Achou que seria devorado

Mas neste dia o leão
com generosidade deu-lhe a vida
Deixou o rato ir embora
Sem dele fazer  sua comida

Esta bondade leonina
o rato teria que pagar
Mas como um leão,
de um rato iria precisar?

Pois foi o que aconteceu
um belo dia o leão
foi preso por grossa rede
rugindo em grande aflição

O pequeno rato o socorreu
usando seus pequenos dentes
paciente roeu a rede
salvando o leão valente

Assim,pequeno e fraco 
pagou o seu benfeitor,
mostrou que a força não vale
mais do que o nosso amor.

É bom sempre que possa
a todo mundo ajudar 
pois mesmo dos pequeninos 
Um dia poderemos precisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário